A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio do DCCT/SEIC, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 6, uma operação contra um grupo criminoso especializado em crimes cibernéticos, envolvendo o furto de dados de vários usuários e a extorsão do responsável pela base de dados. Os mandados foram cumpridos em endereços na região metropolitana de São Luís.

Os criminosos, além de furtarem os dados para vendê-los no submundo do crime por aproximadamente R$ 17 mil por pacote, também passaram a extorquir a vítima proprietária da base de dados, exigindo pagamentos de R$ 100 mil para não capturar, vender e expor mais dados.

Entre as vítimas estaria uma das maiores redes de supermercados do estado do Maranhão.

Com o avanço das investigações da Polícia Civil, foi possível reunir provas materiais e elementos indicativos de autoria que resultaram na concessão de mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares pessoais contra quatro investigados.

Durante a operação, equipamentos eletrônicos e documentos foram apreendidos. As investigações continuam para apurar a extensão dos fatos e o envolvimento de mais suspeitos.

O termo “Data And Extortion”, do inglês, significa dados e extorsão, que é precisamente o foco dos crimes investigados, onde os suspeitos não só furtavam e vendiam os dados, como também extorquiam os donos da base de dados.

Se houver necessidade, a polícia poderá, ao longo da investigação, requerer à Justiça a prisão dos envolvidos no esquema criminoso.

Deixe seu Comentário