A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma megaoperação, na quinta (22) e sexta-feira (23), em São Luís, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa, que atua no bairro Tajaçuaba, na zona rural de São Luís.
Segundo o delegado Ricardo Carneiro, titular do 15° Distrito Policial do Conjunto São Raimundo, as investigações apontaram que os presos integram um grupo criminoso que atua na prática de diversos crimes, inclusive responsável pela expulsão moradore, além de praticar crimes patrimoniais na região. Os indícios criminais foram suficientes para a representação por medidas cautelares.
Na quinta-feira (22), os policiais executaram quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, além de um mandado de prisão de contra um homem apontado pelas investigações como sendo o braço direito da facção criminosa.
Já na sexta-feira (23), dando continuidade às diligências, as equipes policiais conseguiram cumprir um mandado de prisão contra o alvo principal da operação, que seria o líder da organização criminosa. Ele foi capturado enquanto trabalhava como vigilante em uma clínica médica, da capital. Ele possui contra si vários mandados de prisão em aberto.
Durante a abordagem, os investigadores encontraram uma pistola calibre 380 na sua cintura do criminoso. A arma, segundo registro de ocorrência anterior, foi subtraída de um advogado. Devido ao fato, ele recebeu voz de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Ainda na sexta, um terceiro mandado de prisão foi cumprido contra um homem investigado pelo crime de roubo, além de ser suspeito de integrar a organização criminosa.
A operação foi realizada pelo 15° Distrito Policial do São Raimundo, com apoio do 12° Distrito Policial do Maracanã, Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e das Seccionais Norte e Leste , todos vinculados à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).